quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Nabo

O nabo (Brassica rapa L.) é o nome dado a uma planta crucífera de tubérculo comestível. É uma planta rica em cálcio, e possui poucas calorias. À planta em flor comercializada é dado o nome de grelo e sem flor de nabiça. É utilizado como guarnição ou própria "matéria-prima" para alguns pratos, principalmente orientais.[carece de fontes?]
O nabo é uma planta de horta de raiz comestível. Pertence à mesma família da mostarda e do repolho. A parte superior da raiz se alarga bastante para formar a parte que se come. As folhas também são comestíveis e há lugares onde são usadas em salada. É largamente cultivado no norte da Europa, E.U.A. e Canadá. No Brasil, embora cultivado e consumido, não é dos legumes mais comuns.Não se sabe quando se começou a consumir nabos. Alimento comum entre os gregos e os romanos, o nabo há muito se tornou uma comida popular na Europa setentrional.
Os nabos são de fácil cultivo] São ideais para hortas domésticas, e as sementes podem ser plantadas em carreiras diretamente no solo. Os horticultores costumam desbastar as plantas, de forma a deixar um espaçamento de 5 centímetros entre as mudas. A safra atinge o ponto de colheita em dois meses. A colheita pode ser estocada a temperaturas frescas.
Com freqüência os nabos são atacados por pulgões, que podem ser controlados pulverizando-se as plantas com sulfato de nicotina.
As folhas do nabo constituem um excelente alimento. Apresentam um alto teor de vitamina A, do complexo B e de vitamina C. São saborosas, e suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal.


Receita:
Ingredientes (2-3 pessoas):

Nabos de boa qualidade
250 ml de leite
1 1/2 colher de sopa de manteiga
1 1/2 colher de sopa de farinha
sal, pimenta, noz moscada q.b.
queijo mozzarela ralado

Preparação:

1. Descascar os nabos, lavar, e cortar em rodelas bem finas. Dispor em camadas numa recipiente para ir ao forno.
2. Preparar o molho bechamel: colocar a manteiga num tacho e levar ao lume até amolecer, juntar a farinha e deixar até dourar. Juntar o leite morno, temperar com sal, pimenta e noz moscada e mexer até engrossar. Retirar do lume. Verter sobre os nabos. Polvilhar com o queijo ralado.
4. Levar ao forno a 200ºC até estar a gosto.

Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário