quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Nabo

O nabo (Brassica rapa L.) é o nome dado a uma planta crucífera de tubérculo comestível. É uma planta rica em cálcio, e possui poucas calorias. À planta em flor comercializada é dado o nome de grelo e sem flor de nabiça. É utilizado como guarnição ou própria "matéria-prima" para alguns pratos, principalmente orientais.[carece de fontes?]
O nabo é uma planta de horta de raiz comestível. Pertence à mesma família da mostarda e do repolho. A parte superior da raiz se alarga bastante para formar a parte que se come. As folhas também são comestíveis e há lugares onde são usadas em salada. É largamente cultivado no norte da Europa, E.U.A. e Canadá. No Brasil, embora cultivado e consumido, não é dos legumes mais comuns.Não se sabe quando se começou a consumir nabos. Alimento comum entre os gregos e os romanos, o nabo há muito se tornou uma comida popular na Europa setentrional.
Os nabos são de fácil cultivo] São ideais para hortas domésticas, e as sementes podem ser plantadas em carreiras diretamente no solo. Os horticultores costumam desbastar as plantas, de forma a deixar um espaçamento de 5 centímetros entre as mudas. A safra atinge o ponto de colheita em dois meses. A colheita pode ser estocada a temperaturas frescas.
Com freqüência os nabos são atacados por pulgões, que podem ser controlados pulverizando-se as plantas com sulfato de nicotina.
As folhas do nabo constituem um excelente alimento. Apresentam um alto teor de vitamina A, do complexo B e de vitamina C. São saborosas, e suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal.


Receita:
Ingredientes (2-3 pessoas):

Nabos de boa qualidade
250 ml de leite
1 1/2 colher de sopa de manteiga
1 1/2 colher de sopa de farinha
sal, pimenta, noz moscada q.b.
queijo mozzarela ralado

Preparação:

1. Descascar os nabos, lavar, e cortar em rodelas bem finas. Dispor em camadas numa recipiente para ir ao forno.
2. Preparar o molho bechamel: colocar a manteiga num tacho e levar ao lume até amolecer, juntar a farinha e deixar até dourar. Juntar o leite morno, temperar com sal, pimenta e noz moscada e mexer até engrossar. Retirar do lume. Verter sobre os nabos. Polvilhar com o queijo ralado.
4. Levar ao forno a 200ºC até estar a gosto.

Espero que gostem!

Espinafre

O espinafre é uma verdura que tem alto valor nutritivo. Possui minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo e vitaminas A e do Complexo B. O Ferro é muito importante para a formação de sangue; e o Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.
         A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia no crescimento e evita infecções; as vitaminas do Complexo B protegem a pele, o aparelho digestivo e sistema nervoso, são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos.
         Por ser rico em Ferro, recomenda-se o espinafre às pessoas anêmicas, escleróticas e desnutridas, pois vigoriza o sangue e vence a fadiga. Esta verdura é boa também para combater a pressão arterial alta, a hemofilia, cálculos renais, menstruação escassa e dolorida, artrites, escoburto e diarréias.
         O espinafre tem propriedades laxantes e é muito empregado para clarear a pele e remover as manchas do rosto produzidas pelos elementos biliares. É também um alimento especial para os nervos e cérebro.
         Ao comprar espinafre dê preferência ao de folhas frescas, de cor verde-escuro, firmes, limpas e sem marcas de picadas de insetos.
         Para conservá-lo por mais tempo, deve-se envolvê-lo em papel ou plástico e guardá-lo na geladeira, longe do congelador.
         O caldo de cozimento das hortaliças em geral deve ser sempre utilizado. A água resultante do cozimento de espinafre, todavia, não é benéfica ao organismo, devendo ser desprezada.
         Seu período de safra é de julho a novembro e janeiro.
Cem gramas de espinafre fornecem 24 calorias.

PANQUETAS DE ESPINAFRE:
         INGREDIENTES
         2 ovos batidos
         1 colher (sopa) de farinha de trigo
         1 colher (chá) de sal
         1 maço de espinafre limpo
         MODO DE FAZER
         Cozinhe o espinafre. Depois de cozido e bem picado, misture todos os ingredientes. Frite em frigideira bem untada, usando 1/4 de xícara (chá) de massa para cada panqueca, virando para que doure dos dois lados.

Rendimento: 6 panquecas
Valor calórico total: 293 calorias
 

Abobrinha italiana

A abobrinha, ou courgette (Cucurbita pepo L.) é um fruto pertencente à família cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora. Pertence ainda ao género das abóboras e costuma-se colher ainda verde.
Originou-se no continente americano, do Peru até sul dos Estados Unidos. É um fruto de fácil digestão, rico em niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias.
Os dois tipos de abobrinha são mais comuns no mercado brasileiro: a abobrinha tipo menina, que tem o fruto com pescoço e a tipo italiana (zucchini), com o fruto alongado sem pescoço. As cores vão do verde bem claro, quase branco, até verde médio com faixas de cor verde mais escuro. Em alguns mercados, pode-se encontrar fruto de cor amarela forte e uniforme, que não deve ser confundido com o fruto verde amarelecendo por estar velho.
Os frutos são muito sensíveis e se machucam com facilidade, apodrecendo rapidamente nas partes machucadas. Por isto, escolha-os com cuidado, sem apertá-los ou danificá-los com as unhas.


Fonte

Abobrinha italiana no grill:

INGREDIENTES:

Quatro ABOBRINHAS
100 GRAMAS QUEIJO MUSSARELA
Temperos a gosto

MODO DE PREPARAR:

Corte as abobrinhas ao meio
Vire-as o lado da casca para cima e perfure com um garfo
Tempere ao seu gosto
Leve-as ao grill para grelhar por 4 minutos.
Coloque o queijo em uma das partes e junte com a outra
Leve ao grill por 1 minuto para derreter o queijo
Retire e sirva com arroz à grega

Porção para quatro pessoas.