quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Repolho



O repolho, Brassica oleracea, grupo Capitata, é uma variedade peculiar de couve, constituindo um dos vegetais mais utilizados na cozinha, em diversas aplicações (sopas, conservas, acompanhamentos, massas, etc). É uma planta bianual, herbácea, da família das Brassicaceae ou crucíferas, as folhas superiores do caule aparecem encaixadas umas nas outras, formando o que é designado como uma "cabeça" compacta (daí o título de Capitata, dada ao grupo cultivar).

Este tipo cultivar formou-se por selecção a partir de espécies silvestres, mais semelhantes às couves-de-folhas do grupo Acephala (sem "cabeça"), originárias do Mediterrâneo, cerca do ano 100 d.C.. Entre as variedades que, por sua vez, comporta, podemos citar a couve-roxa (considerada também como fazendo parte de outro grupo: Capitata Rubra) e a couve-lombarda (que também se pode considerar do grupo Sabauda). A chamada couve-chinesa, semelhante ao repolho, pertence a uma espécie diferente, do género Brassica (Brassica rapa, var. pekinensis).

O repolho é usado cozinhado ou em saladas. Como se conservava facilmente, foi um vegetal particularmente utilizado antes da invenção da refrigeração como meio de conversação de alimentos frescos. O chucrute (onde se usa especialmente a variedade Krautman), constituído por repolho fermentado é um acompanhamento muito apreciado em determinadas culturas (não tanto nas mediterrânicas).

As lagartas de algumas borboletas da família Pieridae alimentam-se de algumas variedades de repolho (são conhecidas como "lagartas-das-couves" ou "borboleta-das-couves"), constituindo, por vezes, autênticas pragas.

O sumo da couve-roxa (ou o caldo onde foi cozida) pode ser utilizado como indicador de pH, ficando vermelho em soluções ácidas e azul em soluções alcalinas.

A couve é ainda usada frequentemente como principal ingrediente em dietas de emagrecimento, como a dieta da sopa que é, contudo, criticada pelos nutricionistas por ser desequilibrada.

Receita:

Ingredientes:
•1 unidade(s) de repolho
•2 unidade(s) de lingüiça calabresa defumada Sadia em fatias
•2 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia
•1 unidade(s) de cebola picada(s)
•1 dente(s) de alho picado(s)
•3/4 lata(s) de molho de tomate
•quanto baste de salsinha picada(s)
•1/2 copo(s) de requeijão
•quanto baste de parmesão ralado(s)
•quanto baste de sal
•quanto baste de pimenta-do-reino branca
Preparação:
Cave o repolho pelo lado do talo, com o auxílio de uma faca de ponta. Retire primeiro o talo duro e descarte-o. Depois, continue a cavar o repolho, de modo a deixá-lo oco. Cave para os lados também, deixando um bom espaço para o recheio. Reserve o picadinho de folhas que foram retiradas do repolho quando o escavou.
Coloque o óleo num refratário com tampa e leve ao microondas por 1 minuto em potência alta.
Junte a lingüiça, tampe e deixe 1 minuto, na mesma potência, mexendo na metade do tempo. J
unte a cebola e o alho, tampe novamente, e deixe mais 2 a 3 minutos, mexendo na metade do tempo.
Verifique se a os temperos estão douradinhos e a lingüiça, também.
Junte o molho de tomates e os pedacinhos retirados do centro do repolho.
Se tiver mais alguma sobra, como legumes ou verduras, aproveite e junte, também. Feche a tampa. Leve ao microondas por mais 3 ou minutos. Acerte o sal e ponha pimenta a gosto.
O repolho estará cozido, mas ainda crocante.
Coloque o repolho oco sobre um refratário. Deposite no fundo da cavidade o requeijão, reservando uma colher de sopa.
Encha-o com o refogado de carne ou lingüiça, reservando o que sobrar. Coloque, por último a colher de requeijão reservada. Ponha 1/2 xícara de chá de água no fundo do refratário.
Cubra com plástico filme. Faça um furo no plástico com um garfo (para sair o vapor) e leve ao micro em potência alta por mais ou menos 9 minutos.
Claro que esse tempo pode variar, de acordo com o tamanho do repolho que for usar.
Este tempo é para um repolho de tamanho médio.
Deixe no micro fechado por 5 minutos, no tempo de espera. Escorra a água que estiver no refratário, deixando apenas meia xícara.
Se quiser dar um visual mais bonito, coloque-o numa travessa rasa, pois o repolho fica firme, mesmo depois de cozido.
Só tome cuidado para não se queimar.
Volte o molho que sobrou do recheio ao micro por mais um ou dois minutos, para que acabe de cozinhar o repolho.
Cubra com ele o repolho recheado.
Salpique queijo ralado e sirva-o quente.

Rendimento:
8 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário