quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Rúcula


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Rúcula


Eruca sativa
Classificação científica
Super-reino: Eukaryota

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Brassicales

Família: Brassicaceae

Género: Eruca

Espécie: E. Sativa


Nome binomial
Eruca sativa
Mill.

A rúcula , (Eruca sativa) , também conhecida como mostarda-persa, é uma verdura da mesma família que a mostarda, Brassicaceae. Adapta-se em clima fresco, nem quente e nem frio. Possui sabor muito forte, picante e amargo, originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. É muito utilizada na Itália; no Brasil é mais conhecida nos estados do Sul.

É utilizada como complemento de refeições devido ao seu forte sabor, capaz de eliminar o sabor de outros alimentos, e preparada crua, em saladas, ou refogada.

Com propriedade estimulante do apetite, é nutricionalmente rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro, contém ômega 3 e é pobre em calorias.




As Proteínas são compostos de alto peso molecular, compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (de 5.000 a 1.000.000 ou mais unidades de massa atômica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas. Uma proteína é um conjunto de no minimo 80 aminoácidos, mas sabemos que uma proteína possui muito mais que essa quantidade, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos. Em comparação, designa-se Prótido qualquer composto nitrogenado que contém aminoácidos, peptídios e proteínas (pode conter outros componentes). Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no citosol das células pela tradução do RNA enquanto as proteínas destinadas à membrana citoplasmática, lisossomas e as proteínas de secreção possuem um sinal que é reconhecido pela membrana do retículo endoplasmático onde terminam sua síntese. As proteínas são os componentes químicos mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário